Objectivos do Curso

Baseado em princípios consagrados de abordagem do Trauma, o curso ATLS pretende dotar os clínicos com uma metodologia segura e rápida de tratamento do doente politraumatizado, transmitindo os conhecimentos básicos necessários para:

  • avaliação rápida e precisa do estado clínico do doente
  • ressuscitação e estabilização do doente, segundo prioridades bem definidas
  • avaliação precoce das condições locais e das necessidades de tratamento do doente
  • transferência para outro hospital
  • assegurar que em cada momento desta abordagem o doente recebe cuidados de qualidade

 

O curso ensina conhecimentos bem estabelecidos e aborda o trauma duma forma sistematizada (ABCDE), que permite ao clínico avaliar precocemente (na “golden hour”) quais os doentes que têm lesões graves que requeiram cuidados inadiáveis.

O ATLS assume o Trauma como uma doença cirúrgica que afecta doentes de todas as idades, integrando, numa perspectiva de melhoria continuada dos cuidados ao traumatizado, a sensibilidade do Colégio Americano de Cirurgia (A.C.S.) e do seu Committee on Trauma (COT).

O curso desenrola-se numa interacção entre conhecimentos teóricos (revisão dos conceitos e princípios), expressos em sessões teóricas, e o ensino e prática de técnicas cirúrgicas e médico-cirúrgicas de emergência, realizados em “estações” de treino.
Finalmente, a capacidade de decisão e a autonomia dos alunos são postas à prova em situações clínicas com doentes simulados, em ambiente de grande realismo.
A discussão e a reflexão sobre prioridades e formas de intervenção também têm lugar nos cursos, em sessões interactivas, de discussão de cenários de triagem que evoluem em função da abordagem escolhida.

O ambiente informal e de partilha de experiências, que esconde uma organização extremamente cuidadosa e atempada, cria um espírito de grupo e amizade, que tem perdurado para além dos cursos , concretizando-se na realização de encontros anuais, geralmente com uma temática cultural escolhida para a ocasião.